Parque Nacional Yellowstone

Parque Nacional de Yellowstone
Nome: Parque Nacional de Yellowstone
Data de inauguração:  1 de Março de 1872
Média de visitantes: 3 milhões de pessoas
Área: 8987 km²
Localização: localizado nos estados de WyomingMontana e Idaho

·       O que é?
Yellowstone é o primeiro e mais antigo parque nacional do mundo e cobre 8987 km², a maior parte destes incluídos no Wyoming. O parque é famoso pelos seus vários geysers, fontes termais, e outras áreas termais. É habitat de ursos grizzly, lobos, bisontes e uapitis.


·        Histórica
Muito antes de qualquer registro presença humana em Yellowstone, um enorme vulcão cuspiu uma enorme quantidade cinzas que cobriram a parte oeste dos Estados Unidos, muito de Meio-oeste, o norte do México, e algumas áreas da costa este do Pacífico. A erupção deixou uma enorme caldeira. Yellowstone costuma entrar em erupção a cada 600 000-900 000 anos, ocorrendo a última erupção há 640 000 anos. As suas erupções são das maiores que alguma vez ocorreram na Terra, causando drásticas mudanças de clima. Embora se assuma que o nome vem das pedras (stones) amarelas (yellow) do Grand Canyon de Yellowstone, o nome do parque vem do Rio Yellowstone, que passa pelo parque, que recebe o seu nome de umas falésias de arenito que se situam mais abaixo no rio, na parte este do Montana.
Em 1 de Março de 1872, Yellowstone tornou-se no primeiro Parque Nacional do mundo, por ordem do Presidente Ulysses S. Grant. Em 1978 foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

·        Paisagem
As características geológicas do parque são a base de um ecossistema. Em Yellowstone, a interacção entre os processos vulcânicos, hidrotermais e glaciais e a distribuição da flora e da fauna é complexa e única. A topografia do território de Yellowstone é resultado de milhões de anos de influência de um ponto quente. Alguns cientistas acreditam que o Planalto de Yellowstone é o resultado de vulcanismo devido a um ponto quente.



·        Fauna e Flora
O parque é o centro do Grande Ecossistema de Yellowstone, um dos maiores ecossistemas de clima temperado do mundo. Dentro do parque pode encontrar ursos-negros, ursos grizzly, veados, uapitis,bisontes, carneiros-selvagens.
Um número maior e variedade de plantas e animais selvagens vivem aqui, em seu habitat natural, do que em qualquer outro lugar nos 48 estados contíguos. 
Plantas:
 A seguir estão algumas das espécies mais comuns que você verá em sua visita: Pinheiro de pinheiro-alvar (Pinus contorta), a árvore mais comum no parque, é alto e reto alcançando até 75 pés de altura. Alguns índios americanos usaram para fazer quadros para os seus tendas ou alojamentos, daí o nome. Em bosques densos, apenas os topos das árvores têm galhos; aquelas árvores que estão sozinhas geralmente têm ramificações mais baixas porque a luz solar pode atingir todo o seu comprimento. O abeto de Engelmann (Picea engelmannii) e o abeto subalpino (Abies lasiocarpa) prosperam em áreas ricas em solo vulcânico, embora o pinheiro de Lodgepole monopolize mais de 80% das florestas de Yellowstone. O pincel de Wyoming (Castilleja linariaefolias) é uma das mais de 200 espécies de pincel indiano encontradas na América. O monkeyflower amarelo (Mimulus guttastus) prospera em áreas úmidas, tais como os escoamentos do canal perto de características hidro-térmicas. A forma da flor se assemelha ao rosto de um macaco.

  • Animais
Yellowstone é famosa por seus ungulados (mamíferos com cascos) que prosperam em todas as partes do parque. Bisões, alces e carneiros selvagens tendem a permanecer juntos em rebanhos soltos, às vezes às centenas. Alces e veados são mais solitários, enquanto cervos de cauda branca e cabrito montês são raros. Com exceção do alce, a maioria dos ungulados migra a menos de 80 km do inverno para os locais de verão.

Bison (Bison Bison), muitas vezes referido como búfalo, uma vez numerados em milhões no Ocidente. À beira da extinção na virada do século 20, os bisões estabeleceram uma fortaleza em Yellowstone. Eles são frequentemente vistos nas bacias térmicas do Rio Firehole e Old Faithful e nos vales de Lamar e Hayden. Durante a temporada anual de cio no início de agosto, os machos atacam uns aos outros, batendo cabeças na competição. Fique bem fora do caminho de um bisão, especialmente durante esse tempo.

As lontras-do-rio (Lutra canadensis), são os animais mais divertidos em Yellowstone, deslizando pelos bancos de neve em suas barrigas ou montando cachoeiras em poças de água. Pode parecer, a partir de seu comportamento lúdico, que eles não se importam com o mundo, mas as lontras estão constantemente em movimento, evitando predadores, como águias-carecas, e mantendo seus peixes presos longe de coiotes e outros animais maiores. Enquanto uma lontra estiver a uma distância da água, eles estarão seguros. Nos rios frios do Yellowstone, a lontra está no topo da cadeia alimentar.

Alces (Alces alces) são por natureza reclusos. É mais provável que você veja um nos riachos ou bosques de salgueiro nos prados de Canyon Country. O macho tem enormes galhadas enquanto a fêmea não tem nenhuma. As pernas longas dos alces são uma adaptação aos pântanos grossos onde se alimentam e ao seu habitat, que é coberto por neve profunda a maior parte do ano.

Elk (Cervus elaphus) faz um dos sons mais incomuns no deserto, chamado "bugling", que é um fenómeno de acasalamento. Você ouvirá o alce do touro no outono enquanto competem com outros machos pelo domínio durante a época de cio. Procure por alces-touro (machos) e seus haréns de vacas (fêmeas) em Gibbon Meadows, Elk Park Lamar Valley e Mammoth Hot Springs. O rebanho de alces de verão do parque é estimado em 15.000 a 25.000.

Pronghorn, (Antilocapra americana), muitas vezes referida como antílope, percorre pequenos rebanhos, freqüentando as planícies salivares no extremo norte do parque, e são comumente visíveis ao amanhecer e ao anoitecer. Pronghorn pode correr 40-50 mph para longas distâncias.
O coiote (Canis latrans) tem um pêlo cinza-acinzentado manchado que empalidece para uma prata raiada no inverno. É um importante predador no sistema pássaros.


·        Atividade termal
Por todo o parque pode ver geysers, fontes termais e fumarolas, que existem devido ao vulcão de Yellowstone, ainda activo, em cima do qual se situam. Estes são formados por água sobre-aquecida pelo vulcão. Se a pressão for muito intensa, esta é libertada através de centenas de litros de água esguichados para o ar; se não for, formam-se fontes termais. As várias cores essas fontes têm devem-se aos diferentes tipos de bactérias que aí crescem. Uma boa maneira de aprender sobre a actividade termal em Yellowstone é através do programa Cientista Jovem. Fale com os guardas-florestais Centro de Informações de Old Faithful.

·        Clima

Não é invulgar ver ursos a passear pelo parque, perto das estradas ou no topo das montanhas de Yellowstone no Verão, normalmente procurando comida.
O estado do tempo em Yellowstone pode mudar rapidamente, de quente e solarengo para frio e chuvoso, por isso é importante vestir várias camadas de roupa que podem ser usados conforme necessário.
·         Verão - As temperaturas durante o dia rondam os 25°C e ocasionalmente os 30°C em elevações baixas. As noites são normalmente frescas e as temperaturas podem descer abaixo dos 0ºC no topo de algumas montanhas. As tempestades são comuns à tarde.
·         Inverno - Muitas vezes as temperaturas estão entre os -20°C e os -5°C durante o dia. Durante a noite é comum as temperaturas descerem abaixo de -20ºC. A temperatura mais baixa alguma vez registada é de -54°C. A queda de neve é altamente variável. Enquanto que a média é de 3, 81 metros por ano, não é invulgar que em montanhas altas neve o dobro dessa quantidade.
·         Primavera & Outono - As temperaturas de dia vão dos 0º aos 20°C com descidas de temperatura à noite (-5 to -20°C). É comum nevar na Primavera e Outono com acumulações de 30 cm de neve num período de 24 horas. Em qualquer altura do ano, prepare-se para alterações bruscas, que caracterizam o clima de Yellowstone. Leve sempre uma grande variedade de roupa. Traga sempre um casaco quente e um impermeável, mesmo no Verão.

  • Mapa:

Bibliografia:


Aluna: Cleslyane
Data da postagem: 16/08

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A degradação dos biomas brasileiros

Colonização e formação do território da América Anglo-Saxonica